UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS CATEGORIAS TEMPO, ASPECTO E MODALIDADE NAS LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA: FORMA, FUNÇÃO E ENSINO (3ª ETAPA)

Unidade Acadêmica: Campus do Benfica - Centro de Humanidades

Departamento: DEPTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS

Grande Área: Linguistica, Letras e Artes

Resumo: 

 Nesta terceira etapa, esta pesquisa objetiva analisar, à luz de pressupostos funcionalistas, as contribuições de uma proposta de sequência didática funcional de gênero (SDFG), para o ensino do complexo Tempo, Aspecto e Modalidade (TAM), a partir de verbos da Língua Espanhola no passado (Pretérito Perfeito Simples (PPS), Pretérito Perfeito Composto (PPC) e do Pretérito Imperfeito do indicativo (PII)), a futuros professores brasileiros de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE).

Palavras-Chave:  Funcionalismo linguístico, Complexo TAM, Língua Espanhola, Sequência didática funcional

Data de Aprovação na UFC: 20/02/2025

Comitê de Ética: Comissão de Ética em Pesquisa

Protocolo de Aprovação no Comitê: 5.809.702

Início do Projeto: 01/04/2025

Fim do Projeto: 01/04/2027

Situação: Em andamento

Projeto Financiado: Não

Voltar