Como a política de Quota-Parte Educacional afetou o desempenho dos estudantes negros no Estado do Ceará?

Coordenador: LILIAN LOPES RIBEIRO

Unidade Acadêmica: Campus da UFC em Sobral

Departamento: CAMPUS DA UFC EM SOBRAL/DIRETORIA

Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas

Resumo: 

  O objetivo do projeto é avaliar os efeitos da reformulação da Quota-Parte Educacio- nal, realizada no estado do Ceará em 2007, sobre o desempenho racial dos alunos. A principal abordagem metodológica será um desenho de regressão descontínua geo- gráfica, utilizando como ponto de corte a fronteira do Ceará com os estados vizinhos. Diversas bases de dados serão utilizadas na pesquisa, especialmente os microdados do Saeb de 2007 a 2019 e a malha geográfica do IBGE.

Palavras-Chave:  Quota-Parte Educacional, Desempenho Racial, Avaliação de Política, Desempenho educacional

Data de Aprovação na UFC: 30/04/2025

Início do Projeto: 01/02/2025

Fim do Projeto: 31/01/2026

Situação: Em andamento

Projeto Financiado: Sim

Financiamento por: Agência de Fomento (FUNCAP)

Nacional/Internacional: Nacional

Voltar