INCURSÕES DIALÓGICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OLHARES DECOLONIAIS SOB O ESCOPO DA LINGUÍSTICA APLICADA

Coordenador: DANNYTZA SERRA GOMES

Unidade Acadêmica: Campus do Benfica - Centro de Humanidades

Departamento: DEPTO DE LETRAS VERNACULAS

Grande Área: Linguistica, Letras e Artes

Resumo: 

 O projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar as implicações didático-pedagógicas de propostas metodológicas para o ensino de leitura com base nos postulados filosóficos do Círculo de Bakhtin. Para isso, mobilizam-se 4 conceitos principais da Teoria Dialógica do Discurso, a saber: dialogismo, enunciado concreto, cronotopo e gênero do discurso. A metodologia parte dos princípios da pesquisa-ação para analisar, sob o escopo bakhtiniano, os enunciados concretos.

 

Palavras-Chave:  Ensino de línguas, Formação docente, Linguística Aplicada, Teoria Dialógica do Discurso

Data de Aprovação na UFC: 25/04/2025

Comitê de Ética: Comissão de Ética em Pesquisa

Protocolo de Aprovação no Comitê: 69518323.0.0000.5054

Início do Projeto: 01/04/2025

Fim do Projeto: 31/03/2028

Situação: Em andamento

Projeto Financiado: Não

Voltar