Impacto da relação professora-aluna sobre desempenho em Matemática na região Norte do Ceará: Um estudo longitudinal a partir de dados administrativos

Unidade Acadêmica: Campus da UFC em Sobral

Departamento: CAMPUS DA UFC EM SOBRAL/DIRETORIA

Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas

Resumo: 

O objetivo dessa pesquisa é verificar o impacto causal de modelos femininos a seguir sobre o desempenho em matemática dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas do Ceará.Será montada uma coorte de estudantes para acompanhar os alunos do 5º ano até o 9º ano do Ensino Fundamental. Será aplicado o modelo linear hierárquico (MLH) multinível. É possível também empregar tanto métodos de Pareamento por Escore de Propensão quanto o Método de Diferenças em Diferenças.

Palavras-Chave: Modelos femininos, Desempenho em matemática, Capital humano, Efeito causal

Data de Aprovação na UFC: 28/05/2025

Início do Projeto: 01/06/2025

Fim do Projeto: 31/05/2027

Situação: Em andamento

Projeto Financiado: Sim

Financiamento por: Agência de Fomento (FUNCAP)

Nacional/Internacional: Nacional

Voltar